O Governo de Pernambuco encaminhou, nesta quinta-feira (12), à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), uma série de Projetos de Lei que visam conceder reajustes salariais para servidores públicos estaduais de diversas categorias. A proposta, fruto de negociações com grande parte do funcionalismo, beneficiará tanto servidores ativos quanto aposentados e pensionistas.
A governadora Raquel Lyra destacou a importância dos servidores estaduais e o compromisso de sua gestão com a valorização desses profissionais. “Nossa gestão está empenhada em valorizar os nossos servidores. Agradecemos aqueles que se dedicam incansavelmente todos os dias para levar saúde, segurança, educação e tantos outros serviços para todos os pernambucanos do Litoral ao Sertão. Desde já agradecemos e contamos com o apoio dos deputados estaduais”, declarou.
Categorias contempladas
Entre os grupos que serão contemplados com os reajustes estão auditores fiscais, delegados de polícia, procuradores do Estado, policiais penais, gestores governamentais, servidores da Defesa e Fiscalização Agropecuária, além de técnicos-administrativos de órgãos da administração direta, fundações e autarquias.
Com o envio dos projetos de lei, o governo estadual conclui as negociações com 96% do funcionalismo público, assegurando que nenhuma categoria receba reajustes abaixo da inflação. A medida prevê também que os reajustes não ultrapassem 20%, garantindo a recomposição da inflação acumulada entre janeiro de 2023 e dezembro de 2026.
Valorização e progressão de carreira
Além do reajuste salarial, o governo garantiu a progressão na carreira para um grupo de policiais penais, além de conceder um auxílio-uniforme anual de R$ 750, sendo que, neste ano, o valor pago será de R$ 375. Servidores da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) também serão beneficiados com a recomposição dos valores do auxílio-técnico agropecuário.
A secretária estadual de Administração, Ana Maraíza, ressaltou o impacto positivo da medida. “O encaminhamento desses projetos de lei é resultado da dedicação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração, para valorizar os servidores públicos com reajustes salariais e outras melhorias na carreira, além de beneficiar a população com políticas públicas ainda mais eficientes”, afirmou.
Nomeações na educação
O Governo de Pernambuco também anunciou, nesta sexta-feira (13), a nomeação de 52 novos professores para a Rede Estadual de Ensino. Esses profissionais, de diversas áreas como matemática, português, biologia e educação física, serão designados para escolas em todas as regiões do Estado. Desde o início de 2023, mais de 8,5 mil servidores foram nomeados, incluindo 4.543 professores.
As nomeações fazem parte dos esforços do governo para reforçar os quadros do serviço público, com foco em garantir uma educação de qualidade em todas as regiões de Pernambuco.
Postar um comentário