Governo de Pernambuco garante R$ 1,5 milhão para reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife

 O Governo de Pernambuco garantiu, nesta quinta-feira (26), os recursos para a reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Morro da Conceição, no Recife. A governadora Raquel Lyra (PSDB) oficializou o repasse de R$ 1,5 milhão à Arquidiocese de Olinda e Recife para viabilizar as obras da igreja. A expectativa é que o templo esteja pronto para a celebração do dia 8 de dezembro, feriado recifense em homenagem à padroeira.



O termo de fomento, documento que formaliza a transferência do valor, foi assinado pela governadora e pelo arcebispo Dom Paulo Jackson. A verba será destinada à reforma do telhado e da estrutura metálica do santuário, com o repasse dividido em duas parcelas. Agora, com a assinatura do termo, a Arquidiocese poderá iniciar o processo de contratação da empresa responsável pela execução da obra.

No dia 30 de agosto, o teto da igreja desabou, resultando na morte de duas pessoas e deixando vários feridos. Desde então, o governo se comprometeu a auxiliar na reconstrução do espaço. “Desde o primeiro momento, o Governo de Pernambuco tem se feito presente junto à arquidiocese e à comunidade para acolher, proteger e cuidar. Nosso compromisso é devolver ao povo cristão do Recife e da Região Metropolitana este santuário reerguido”, afirmou Raquel Lyra, destacando que o projeto foi entregue em menos de 30 dias após o incidente.

A contribuição do Governo do Estado inclui não apenas os recursos financeiros, mas também a elaboração do projeto e sua fiscalização. Os engenheiros e arquitetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) recalcularam e redesenharam a estrutura da igreja, permitindo a recolocação das placas solares, dentro dos parâmetros de construção de uma edificação religiosa.

Dom Paulo Jackson, arcebispo de Olinda e Recife, expressou gratidão pelo apoio do governo e destacou a importância da participação da comunidade na reconstrução. “Estamos profundamente felizes porque foi dado o prazo para a reconstrução da igreja. Esperamos em Deus que a parte principal do teto esteja pronta para as festividades. Para além dessa ajuda imensurável do Governo do Estado, é muito importante também que a comunidade se sinta coparticipante e doe recursos para a recuperação desse local tão especial”, ressaltou o arcebispo.

A previsão é de que as obras sigam o cronograma para que o santuário esteja pronto a tempo das festividades de dezembro, garantindo que o local, tão significativo para a fé católica no Recife, possa ser reerguido com segurança e qualidade.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Ads