Em celebração ao Dia Internacional das Línguas de Sinais, comemorado em 23 de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destacou as medidas implementadas para ampliar a inclusão e acessibilidade de eleitoras e eleitores com deficiência auditiva. Entre essas iniciativas, a Justiça Eleitoral passou a disponibilizar intérpretes de Libras diretamente nas urnas eletrônicas, garantindo o direito ao voto de forma acessível.
O recurso, que apareceu nas urnas pela primeira vez em 2022, permite que as pessoas com deficiência auditiva compreendam melhor as etapas do processo de votação, reforçando a importância de assegurar que todos os cidadãos, independentemente de suas condições, possam exercer o direito de escolha de forma plena e autônoma.
Além disso, a página do TSE oferece um simulador de votação, disponível online, para que os eleitores possam se familiarizar com a urna eletrônica. O simulador, que conta com candidatos fictícios, também traz um intérprete de Libras, replicando a experiência que será vivida no dia da eleição. Dessa forma, o treinamento é feito de maneira didática e acessível.
O site do TSE também oferece um serviço de acessibilidade contínua com a presença de um intérprete de Libras digital. A ferramenta está disponível no canto inferior direito da página, facilitando a navegação de pessoas com deficiência auditiva de maneira independente.
Postar um comentário